Médicos nas Redes Sociais

February 27, 2015

 

Você está lutando para atrair novos pacientes através da mídia social? Você não está sozinho. Muitos de nossos clientes na área médica vêm até nós após campanhas de marketing infrutíferas com Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e outras plataformas sociais.

 

Nós desenvolvemos diversas estratégias para trazer novos pacientes para os nossos clientes médicos. Vejamos como os médicos podem usar as redes sociais:

 

* Construir Confiança

 

O maior erro que se costuma fazer é tratar o marketing  em redes sociais  da mesma forma que se trata o marketing tradicional: tentando fazer uma venda de imediato. Embora o objetivo seja o mesmo em ambos os casos, as estratégias são muito diferentes.

 

A principal diferença é que o marketing tradicional foca no negócio, enquanto o marketing social foca no cliente.

 

No marketing social, vamos nos concentrar nas necessidades do cliente, que acaba se aproximando de uma forma  mais sutil,  depois de perceber que podemos ajudá-lo.

 

Os médicos devem usar a mídia social para construir um relacionamento de confiança com seu paciente e pacientes em potencial. 

 

* Pense como um paciente

 

As pessoas estão visitando as mídias sociais à procura de coisas interessantes. Elas não se preocupam com os serviços que prestam, a menos que elas precisem desses serviços. As pessoas querem uma solução para o SEU problema. Quanto mais específico, melhor!

 

Se a sua especialidade é cirurgia bariátrica, não basta dizer às pessoas que oferecem cirurgia de perda de peso. Escreva um post que descreva os benefícios da cirurgia de perda de peso ou dá razões específicas para fazer a cirurgia. Esta abordagem traz resultados muito positivos.

 

O foco deve estar sempre no seu paciente, não no serviço.

 

* Torne-se referência

 

Já existem muitos médicos e outros profissionais da saúde tornando-se referência na sua especialiadade.

 

Conteúdo consistente e relevante gera credibilidade. A credibilidade atrai pacientes em potencial. E pacientes satisfeitos, trazem novos pacientes por indicação.

 

* Conteúdo é o mais importante

 

O conteúdo deve ser constante, exposto de maneira clara, com boas imagens e principalmente de fontes seguras.

 

Aqui vamos citar exemplos de conteúdo que o profissional da área médica pode explorar:

 

Vamos usar de exemplo, a Oftalmologia

 

- Fale sobre sua especialidade

- Fale sobre você - formação, cursos

- Fale sobre suas instalaçoes - clinica, hospital, consultorio

- Poste fotos das instalaçoes, do corpo clinico - isso humaniza seu perfil, trazendo o pacientemais proximo

- Conceitue os problemas mais comuns na sua áerea - ex: glaucoma, catarata, conjuntivite

- De dicas de como tratar, prevenir cada caso

- Conte curiosidades

- Informe, alerte - as pessoas buscam muita informação nas redes!

- Use saldações como bom dia, bom final de semana, Feliz Natal, etc, sempre com imagens que tenham a ver com a sua especialidade. 

- Misture o conteudo "pesado" como a definição de uma doença com conteudo mais leve, aqui no caso, por exemplo, fale o porque os bebes nascem de olhos azuis e depois escurecem. Percebe?

- Poste clipping - notícias que saem na midia sobre sua área. Ex: descoberta de um novo tratamento, divulgação de um congresso

- Informe sua participação em eventos, cursos, palestras, etc

- De dicas sobre saúde em geral

- Compartilhe dicas de alimentação

- Fale sobre qualidade de vida

- Explore a sazonalidade - ex no caso, no verão fale da importancia do uso de oculos escuro e no inverno os cuidados com a conjutivite

- Monte um FAQ - perguntas e respostas mais frequentes no consultorio

- E muito importante! Nunca deixe um contato sem retorno. Hoje as pessoas usam as redes sociais como SAC

 

Cada rede social tem suas particularidade. Explore-as! 

Precisando de ajuda, nossa equipe está pronta para ajudá-lo.

 

 

 

 

 

Please reload

Featured Posts

Médicos nas Redes Sociais

February 27, 2015

1/1
Please reload

Recent Posts

November 25, 2015

November 25, 2015

February 27, 2015

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square